A inspeção de manutenção deve ocorrer também com a verificação dos engates de marchas, verificando a precisão e facilidade do engate, que não deve apresentar dificuldades e “arranhamentos” no engate. Ruídos de rolamentos também devem ser verificados se tudo está dentro da normalidade.
Os componentes dentro da caixa, como engrenagens, eixos, travas e rolamentos só podem ser verificados numa possível abertura deste componente, porém, o óleo lubrificante da caixa de câmbio deve ser verificado quanto ao nível e o prazo de troca.
As condições dos semieixos de transmissão, quanto a empenamentos, trincas e dobras devem ser observadas pelo reparador, assim como, a situação das juntas de articulação, nas saídas da caixa e perto das rodas do veículo.
A bomba hidráulica é acionada quando o motor entra em funcionamento, utilizando o fluido do reservatório e enviando a pressão necessária para o mecanismo da direção. Se ocorrer falhas no sistema hidráulico, o mecanismo funciona como uma direção comum.
Na concepção de um veículo, a transmissão é um investimento de alto, sendo necessário diversos cuidados para que o investimento não se desvalorize, pois temos que pensar numa posterior revenda. Devemos sempre ficar atentos à parte mecânica dos veículos para prevenir problemas mais graves e até mesmo acidentes.
Nos últimos cinquenta anos, os sistemas de direção dos carros não mudaram muito, mas na próxima década, certamente, teremos mais avanços nos conjuntos de direção dos carros, que agora começam a receber muitas novidades e aperfeiçoamentos em busca de mais eficiência, economia e conforto.
Do mesmo modo, os especialistas em sistemas da Caars Oficina Multimarcas verificam seu veículo com os equipamentos de diagnóstico, para garantir e prevenir qualquer alteração no sistema de transmissão.